terça-feira, 25 de agosto de 2009

Arquivo Brasil

Primeiramente as devidas desculpas aos leitores pela desatualização diária do blog. Parece que restou apenas minha pessoa para digitar idéias e fazer a varanda ter movimento. Como fico ocupado boa parte do dia e com preguiça em outras partes, não consigo escrever sempre. Mas escreverei sempre que possível, prometo.

Editorial feito, vamos ao caderno principal e à matéria de capa...

Um final de semana cheio de emoções. Criança esperança na tv, Rubinho campeão depois de anos e, no fim da noite, o miss universo.

O dicionário diz que emoção é uma "perturbação súbita ou agitação passageira causadas pela surpresa, medo, alegria, etc." Quanto ao show da solidariedade, que na noite de sábado foi diferente de todas as outras vezes, já que o casal Huck estava lá ocupando um posto que antes cabia exclusivamente ao querido e inesquecível Didi, a agitação passageira acontecia. Artistas e mais artistas subindo ao palco para cantar, dessa vez de verdade, soltando as vozes, e a plateia ia ao delírio. Confesso que não assisti tudo, tive coisas mais interessantes a serem feitas na noite de sábado.

A emoção do show, de ver os artistas se apresentando, talvez tenha maior valor que o tal espírito de solidariedade. Os vários projetos mantidos com aquele dinheiro arracadado em ligações tem a missão de educar e formar um futuro melhor. Será que o dinheiro conseguido nas ligações consegue mesmo mudar o futuro? Bem, o dinheiro consegue comprar até mesmo a chave do céu... um futuro bom não é nada perto disso. Dá para comprar com o troco. Ano que vem tem mais então. Mais emoção e mais solidariedade. Mais artistas. Mais dinheiro. Mais futuro.

O domingo chegou pra mim faltando 6 voltas para o final do GP. Ainda com sono achei que fosse sonho ou não estivesse enxergando bem. Mas não, era o próprio e incansável Barrichello na primeira posição. Fiquei com receio de o sonoplasta da tv não conseguir encontrar a tempo o Tema da vitória. Já fazia certo tempo que não era usado... podia muito bem ter destruído ou esquecido a pasta onde estava guardado. Mas deu tempo. Rubinho venceu e a música tocou novamente trazendo a emoção para os brasileiros fãs de fórmula 1.

Pode ser que tenha vencido por medo. Medo que os outros competidores tiveram. Uma peça solta no carro de Rubens e adeus ao piloto seguinte. Pode ser essa a explicação. Ou não. Rubinho sempre é motivo de piadas e sempre será. Mas é um incansável. Não é o melhor do mundo e acho que está longe de ser. A emoção dele foi pela surpresa.

Na noite aconteceu em algum lugar do mundo o concurso de beleza sem muita beleza, o Miss Universo. Venceu a miss Venezuela. Parabéns pra moça de 18 anos. Nossa representante brasileira foi eliminada bem antes de chegar aos finalmentes da competição. A emoção aqui está nelas e em seus amigos e familiares. Não pensei em chorar ou me alegrar com a vitória ou não da representante de nossa terra. Na verdade nem sabia quem era a moça que teve que ouvir um "você está demitida" no concurso organizado pelo Donald Trump, chefão de todo e qualquer aprendiz. Mas que houve emoção não podemos negar.

Aprendiz. Estamos num país cheio deles. Os que acham que já são Trump ou Justus estão longe disso. João Dória está assumindo o cargo de Justus mas nem por isso é o maior sábio do país. O dinheiro não compra essas coisas.

Eu aprendo o futuro ofício de jornalista dia após dia. Aprendo a ser filho. Aprendo a falar. Aprendo a ouvir. Aprendo cada dia mais sobre eu mesmo. Todos aprendizes. Os artistas, o público, o futuro do país, as crianças esperanças, o Didi, o Rubinho, a miss Brasil, eu, você, o Mercadante...

Uma postagem inteiramente brasileira sem futebol. Pra mostrar que não precisamos de homens correndo atrás de bola para nos orgulhar da nação ou odiá-la. Para estampar no peito o verde e o amarelo. Para ter como ídolos os homens que ganham milhões e correm atrás da bola. Podemos lembrar do país em um único final de semana. Pensar no futuro, pensar na velocidade e nas mulheres guerreiras, as verdadeiras "misses".

Mísseis? Duas torres estão lá em Brasília.
Quer falar de futebol? Agora?... Ih minha gente, chegou no final...
Ok, arquiva aí que resolveremos depois...

Coloca na pasta do Sarney que fica mais fácil encontrar na hora da vitória sem esperar do Brasil.

Aquele abraço. Bons ventos.

6 comentários:

  1. Mas um ótimo post com o humor de sempre. Eu assiti um pouco o criança esperança, o suficiente para ver mais uma gafe da Xuxa, depois de levantar antes da hora pra receber o Quiquito(não sei se é assim mesmo) ela pede para votarem em um número do crinça esperança, ao invés de doar, foi bem engraçado.Mas concordo com você, acho que a gente só assiti a essas "mercadorias" mesmo por falta de coisa melhor, se tivésse CQC na mesma hora eu com certeza não estaria vendo, por exemplo, ou se tivésse alguma coisa legal p fazer na minha cidade, o que não tem tb.rs Mas enfim, voltou com tudo, muito bom. Abraço

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado Marina.
    Então gosta de CQC também...rs. Já tinha percebido seu bom gosto pelo que escreve no seu blog..rs
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande Frederico Nogueira, estou aqui em nome de sua grande amiga Teresa Areias.
    Não, isso não é verdade.Estou para dar meus parabéns por mais um belo texto.
    Como é de se esperar de uma pessoa caotica e de gosto divergente do seu como eu sou, concordo e discordo de muitas coisas que você descreve acima, são não posso dizer que sua escrita não melhora a cada texto, seria uma mentira deslavada contra um jovem que virá a ser um grande jornalista
    ou de acordo com novas lei já é um jornalista.Mas acho, acho não penso(logo existo) que em seu caso um simples curso superior e um pedaço de papel em uma moldura na parede não varão diferença.Você tem um dom que nada nem ninguém pode mudar.
    Parabéns Fred e vê se para de ficar andando com o pessoal da Apae lá da TV.Grande Abraço

    ResponderExcluir
  4. Putz eu brinco de trocar "d" por "t" e "v" por "f" e vice e versa mais o que fale é a intenção.

    ResponderExcluir
  5. Olha realmente obrigado pelo texto! me informou bem! passei batido por todos esses acontecimentos da TV.Não podemos esquecer do final de "A fazenda" que parou o Brasil...
    Ótimo texto! realmente gostei muito! Estarei sempre nesta varanda !


    www.johnrmulo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Obirgada pelo comentário. "Prefiro os passos de formiga dos que tem o coração de elefante", profundo isso, gostei. Vamos lá né? Acho que se trabalharmos juntos, cada um construindo o seu pedacinho quem sabe possamos viver prá ver dias pelo menos um pouco melhores.

    Abraço

    ResponderExcluir