domingo, 22 de agosto de 2010

Barreiras, barões e esbarrões

Olá.
Duas notícias do início do mês, as duas do site G1.


09/08/2010
"Adolescente é morto após discutir com homem dentro de ônibus no Rio
Ao entrar no ônibus, o adolescente esbarrou em uma mulher que estava com um bebê. Ela reclamou e um passageiro que viu a cena começou a xingar Michael. Os dois discutiram por alguns minutos
."


10/08/2010
"Motorista mata homem e fere filho da vítima após batida no trânsito
Para desviar de um buraco, Airton Fernandes dos Santos entrou na pista contrária e esbarrou no retrovisor de outro motorista, que passou a perseguir a família, disparando vários tiros
."

No primeiro caso, Michel tinha conseguido o primeiro emprego, emprego de distribuidor de panfletos, tinha 16 anos, estava correndo pra entrar no ônibus junto com a namorada. Isso aconteceu no dia dos pais. Na entrada do ônibus houve o esbarrão.

No segundo, Airton estava com a esposa e os filhos no carro, quando, em uma estrada de terra, foi desviar de um buraco. Airton era um pai todos os dias. Desviando do buraco houve o esbarrão.

Oi amigos leitores, companheiros blogueiros. Mais uma vez fiquei um bom tempo sem escrever, mas a Tamiris não deixou o vento parar. Comentei com a Marina dia desses que queria escrever sobre uma dessas notícias. Acho que demorei a vir aqui escrever porque... bom, porque é tão impressionante, tão surreal, que.. não sei, as palavras somem. Bem, permitam-me recomeçar o texto...


Olá.
Duas coisas aconteceram perto de mim no início do mês.

09/08/2010
Vocês não vão acreditar, mas eu estava entrando no ônibus, devia ser por volta de meio dia, e estava lendo uma revista. Eu lá, subindo a escada do ônibus, prestando atenção na revista, sem querer esbarrei numa pessoa que estava na minha frente e vi que ela estava com a mesma revista que eu.. coincidência. Rapidamente me desculpei, a pessoa olhou a revista, ainda brincou dizendo "você tem bom gosto". Achei interessante esbarrar justamente numa pessoa que tem o mesmo gosto de leitura...

10/08/2010
Estava com meu pai, minha mãe e meus irmãos dentro do carro, quase chegando em casa, quando, na curva para virar e entrar pelo portão, um rapaz de bicicleta vinha entregando panfletos e esbarrou no retrovisor do carro. Ele pediu desculpas e logo seguiu seu caminho. Ainda colocou um panfleto pra dentro do carro. Parece que o folheto fazia propaganda de algum político que, entre outras coisas, queria arrumar todas as ruas, acabar com buracos.

Oi amigos leitores, companheiros blogueiros. Mais uma vez fiquei um bom tempo sem escrever, mas... mas...

Desculpem, esbarrei agora em um dilema ético. Não consigo fingir que tudo é perfeito e verdade. Eu não entrei em ônibus algum no dia 9 nem esbarraram no carro do meu pai no dia 10. Eu inventei. Queria ter inventando as primeiras notícias, mas não, elas são verdadeiras... o que parece piada, é verdade. E o que parece verdade, é piada, mentira.

Esbarrar é uma palavra que sempre traz junto dela um pedido de desculpas. Esbarrar traz junto dela uma falta de intenção. Pode ser que não exista um pedido de desculpa, mas ele existe ali escondido. Quantas vezes não esbarramos em pessoas na rua? Sinceramente, eu não gosto muito que esbarrem em mim, cotoveladas, etc... tem tanta calçada pra andar, por que logo pra cima de mim? Tente desviar.. Mas ok, não é o maior dos problemas. Existem milhares de pessoas andando ao mesmo tempo que eu, claro que uma hora alguém tem que esbarrar em alguém. Sinceramente, parte dois, isso é motivo para matar? 'Motivo para matar' parece que é nome de filme... talvez nem nesses filmes matem por esbarrar em retrovisores. Se esbarrões matassem, eu seria um assassino em série e já teria morrido várias vezes.

As notícias ficam mais absurdas a cada dia que passa. Bom, não é de estranhar, já que as pessoas ficam mais absurdas a cada dia que passa.

Uma das vítimas era um pai. Todos os dias, pai de cinco filhos. A outra vítima era um filho, morreu no dia dos pais e seu pai, nas entrevistas, inconsolável e buscando por justiça. Filhos sem pai e um pai sem filho. Tudo por esbarrões que aconteceram.

Fico imaginando... o vilão do ônibus nunca esbarrou em ninguém? Até mesmo um olhar que tenha se esbarrado a outro olhar e o coração bateu forte.. coração? Bom, acho que não, coração não funciona bem nesse caso, é visível... e o outro, do esbarrão no retrovisor... tirando a carteira de motorista, será que não esbarrou em nenhum cone? Sinto que se continuar escrevendo vou me perder, posso acabar esbarrando em temas que não caberão aqui...

Cuidado ao esbarrar em alguém, os seres humanos do futuro trarão essa inscrição no manual de intruções.


Amigos leitores, até a próxima.
Bons ventos.

E se quiserem um espaço para respirar, longe da multidão, venham até a varanda. E, na fila, podem se esbarrar, aqui é permitido.

4 comentários:

  1. É, é de se pensar onde vamos parar com seres humanos cada vez mais agressivos e perdidos, esbarram de perdidos que estão e de perdidos que estão matam. Também não entendo o que leva uma pessoa a essas loucuras, na verdade o mundo está bem louco. É vamos tentando enquanto isso espalhar gentilezas e esperar que aos poucos alguém se contamine por elas e não pela violência, isso ninguém precisa aprender, nascemos sabendo, o que é preciso é aprender a domá-la.

    Belo texto!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Grande Fred Nogueira.

    Sempre bom ler teus textos, cara. Mas infelizmente, temos que fazer esta triste constatação. Casos tão bestas como estes relatados por ti, são cada vez mais comuns. Hoje não se mata mais só por fome, ou pelo vicio, ou por vingança. Hoje estão matando por esbarrões, por uma risada mal interpretada, por qualquer coisa. A vida tem cada vez menos valor. O homem está cada vez mais irracional.

    É triste e cada vez mais comum. Pior mesmo é quando passa a ser considerado normal. Não é não. E enquanto tiver gente se indignando com isso, ainda existe esperança...

    Parabéns pelo texto, o tema é ótimo...

    Abraço do Mr.!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por se expressar de uma forma tão clara, Fred. Você terá um grande futuro no jornalismo.

    Quanto ao assunto, seria bom mesmo todos levarem um esbarrão em suas consciências. Quem sabe assim, os "animais racionais" que somos nós pensaríamos melhor antes de agir.

    Abs, Fred!

    ResponderExcluir
  4. atenção Tamiris e Fred Ngueira...

    seu leitores aguardam o retorno de ambos, ansiosamente... ressurjam de onde estiverem e tragam suas ideias para que a gente possa apreciá-las...E TENHO DITO...

    hehe...

    enfim, cadê vocês? O.o

    abraços!

    ResponderExcluir