quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Amigo bichOculto


Penúltimo dia do ano 2009 d. C. e eu aqui voltando a escrever. Aos que sentiram falta, desculpa. Aos quem não sentiram.. desculpa também. A amiga blogueira Marina acertou, estavamos enrolados com trabalhos de faculdade.. depois disso foi só preguiça mesmo..

Enfim, penúltimo dia de um ano maravilhoso para uns, não tão maravilhoso para outros. Percebi que esse final de ano foi diferente de todos os outros 18 da minha vida: não ouvi tanto a Simone cantando seu "então é natal", o que já pode ser considerado um progresso e quebra na tradição, um milagre natalino talvez... aguardemos agora pelo fim do especial do tal rei da música brasileira que em todos esses 18 finais de ano que já passei vem cantando "emoções" em todas as edições.

Minhas participações no humilde blog talvez devessem ganhar outro nome no próximo ano. Sair da varanda, embora o vento aqui seja muito agradável, e passar a ter algum nome relacionado aos ônibus, pois, pra variar, contarei algo que vi novamente dentro de um. Mas não, queridos leitores, isso não acontecerá. É uma das "promessas" de final de ano que nunca se cumprem, como regime que maria iniciará, como o manuel que vai parar de fumar, como a aninha que passará a estudar mais... são as promessas furadas, então, o vento continuará soprando lá dentro do ônibus e vindo aqui pra varanda. Da varanda não saio, da varanda nenhum ônibus me tira.

Vamos lá? Final de ano, dezembro.. o mês que todos se amam, todos se cumprimentam, beijos, abraços, desejos de dias melhores, trocas de presentes. São amigos ocultos, amigos incultos, amigos explícitos, inimigos ocultos, inimigos disfarçados como amigos... enfim, tudo faz com que dezembro traga sorrisos aos que tem muito e aos que tem pouco. Certo? Errado! A história que vi de dentro do ônibus aconteceu poucos dias atrás, portanto, nesse mês de amor. Duas mulheres aos gritos na calçada, o ônibus parado e eu assistindo pela janela. Os gritos continuaram e os tapas começaram. Assim foi também com os puxões de cabelo. Disso para uma jogar a outra no chão foi um segundo. Um rapaz foi separá-las e uma delas disse "não se mete, ela é minha irmã". Aparentemente a outra não estava sóbria. Três crianças estavam perto e uma deles, um menino, um pedaço de gente, do alto de seus talvez 9 anos solta a frase assim "tô cansado dessa merda!". O ônibus foi embora e o mundo continuou...

Gente, leitores, blogueiros, não vou dizer que sou a pessoa que mais pensa nos outros, que mais está pronta pra ajudar e sofrer pelo semelhante, sei que não sou... mas isso me chamou atenção. Será que aquele "pedaço de gente" não é mais gente que as duas grandes? Penso que sim... E ao mesmo tempo, se as grandes ficarem fizendo isso perto do menor, o que será a vida dele quando maior? Aquele é o exemplo de amor, de clima natalino? Não seria capaz de reconhecer aquele menino novamente, mas a expressão daquele rosto ficou na minha cabeça...

Aos que não conhecem, vale a pena duas músicas: uma composição de Abdullah que fala sobre paz e outra do Rosa de Saron, "Mais que um mero poema". Agora fico com a primeira e deixo um trecho:

"...é a eterna luta que existe entre o bem e o mal. Uns fazem banquete, outros comem lixo. Que será o homem? Quem será o bicho? Mas que mundo é esse que a gente tá tentando salvar?"

Não sou capaz de salvar o mundo nem quero ter tal responsabilidade, mas penso que sou capaz de salvar um pedaço mínimo. Será que aquele menino tentou salvar o mundo delas? Será que elas estão destruindo o mundo dele? Tenho dúvidas... Quem será o homem? Quem será o bicho? Quem ali pensa? Quem não pensa?
E a eterna luta entre o bem e o mal não cessa... por isso dezembro não é o mês mais lindo e amoroso de todos. Tal mês nem existe... as aparências enganam.. os amigos são ocultos.

Como pretendo voltar a escrever mais vezes por aqui, aqui encerro a sessão do dia.. Tentando ser mais humano e menos bicho para tentar humanizar alguns bichos humanos. Será que essa é promessa que dá certo para o próximo ano ou faz parte do grupo citado lá no início? Veremos..

E para os poucos que leem aqui, bons ventos em 2010. Para os que não leem também. Voltem sempre. A varanda está sempre disposta a acolher quem o vento traz...


Até a próxima.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Execelênte, como sempre, uma bela reflexão. Tenho me perguntado muito ultimamente que tipo de pessoa eu sou, de que lado estou e minhas descobertas não tem sido muito boas. Vamos ficando frios, indiferentes e nem nos damos conta, aliás esse é o próximo tema do meu blog. Aff, isso tá ficando estranho. Quem será que anda lendo pensamento de quem? kkk
    Enfim, não sei ao certo o que nos deixa assim, se é essa vida "louca", essa correria que nos deixa assim. Na verdade nós escolhemos ficar assim. Há quem jogue a culpa na mídia eu não vejo por esse lado, não to defendendo só porque é meu objeto de estudo, nosso né? Mas porque a verdade é ela tem sim um domínio muito grande sobre nós, nos faz enxergar as coisas mecanicamente na maioria das vezes. Mas aceitar que só ela faz isso sozinha, seria dizer que somos seres desprovidos de inteligência e vontade, e isso, claro não é verdade. Bom daqui a pouco eu transfiro meu próximo post pra cá.rsrs
    Vê se não some viu? Tudo de bom pra você, sempre. Também sou sua fã, não me diexa abandonada aqui não viu? Nesse blog, solitária, esperando os post que demoram a aparecer.ashuashua Sério sinto falta dos seus posts, some não. Ah, e se puder, me passa seu e-mail, conversar através de comentários não é muito prático.rsrs

    Abraços
    Fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  3. Bah cara... o Fred se supera a cada texto... na boa cara... eu nao vo fala mta coisa aqui, pq o texto diz tudo... tah perfeito... cara... tu tem q publicar isso em algum lugar... algum jornal... na boa mesmo...

    parabens pelo texto e obrigado pela qualificada audiencia lah no meu humilde espaço... hehe...

    um ano de muitas realizações pra ti ae e pra tua familia, mas lembrando sempre aquilo q tu leu lah no meu blog neh... o 2010 nao vai fazer nada pela gente...

    enfim... parabens ae cara e vee se nao abandona mais o blog... eh sempre bom ler teus textos...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom Fred , vc escreve muito bem ......vc teve muito percepção em observar um cena "cotidiana" o mundo de hj.

    Lendo o vc escreveu, na forma q vc escreveu , me lembrou um o Padre q conhecemos.

    Fica com Deus

    Quero sempre ter o prazer de ler o q vc escreve.

    Bjus

    Mirian - SP

    ResponderExcluir
  5. A racionalidade nos abandona mesmo, às vezes... Talvez falta a nós encararmos como bicho às vezes também... Boa reflexão pra começar o ano!

    Bons ventos! Sempre!

    Abraço!

    ResponderExcluir