quinta-feira, 16 de julho de 2009

Honorável Kelvin


Ah, a infância..

Realmente não tenho muitas lembranças diferentes da maioria dos mortais dos meus tempos de criança. Brincadeiras, pessoas, momentos com essas pessoas, músicas e.. programas de tv.

Ainda não fiquei alienado mas acho que desde sempre gosto de assistir televisão. É, pode ser um vício. Talvez até tenha uma parte alienada dentro de mim que me faz dormir só com o tal aparelho ligado devidamente programado para desligamento automático após 60 minutos. Outras vezes o sono é mais forte e o desligamento automático é esquecido. Ele nõ é tão automático então já que tenho que programá-lo. Enfim...


"Pégasus, ajuda o teu cavaleiro" era a musiquinha que sempre esteve na minha cabeça, eu nunca soube cantar perfeitamente e não assitia o desenho. Mas essa foi a música de desenho animado que parece ter me marcado mais.


"Está pensando o mesmo que eu B1? Eu acho que sim B2". Tais palavras pronunciadas por uma dupla de frutas vestidas com pijama também ficaram na minha memória.


Não sou da época do Balão Mágico embora conheça a rima "se tem bigodes de foca, nariz de tamanduá; também um bico de pato e um jeitão de sabiá".


Porém, com tudo isso, a beleza da infância se apresenta e liberta quando surge a Fada Bela e sua música. Aos que não conhecem por serem mais velhos ou mais novos, uma breve explicação: Era uma personagem interpretada pela Angélica em Caça Talentos, passava nas manhãs da Globo. Eu disse que seria breve.


Creio que todos tenhamos uma parte da Bela dentro de nós ou a tivemos em algum momento. Homens e mulheres. Todos. Pode ser que a fase Bela se apresente na infância ou se dê conta de que a Bela apareceu somente aos 80 anos. Mas que ela existe dentro nós, existe.


A fada Bela, de acordo com a música, veio de uma floresta encantada cheia de flores e cristais. Ela traz o cheiro de uma flor e tem alma iluminada. Quem em algum momento não quis fugir desse mundo maluco? Que nunca quis se libertar das ruas, dos carros, do barulho, das vozes, do chefe? E a vontade de parar tudo e dar um grito forte? A sociedade não permite mais que a floresta encantada esteja presente no cotidiano. Não podemos ver flores e cristais onde só há concreto, onde tudo movimenta pelo dinheiro que circula. As flores e os cristais estão escondidos dentro de nós e não encontramos a floresta. Buscamos um lugar livre e surge uma gripe diferente que mata. Na floresta encantanda da Bela não existem bombas, não existem armas.


E a música continua. O encanto também. "Ela sonhou um dia encontrar. Ela cresceu e foi procurar sua verdade. Aonde estará? Perdida em algum lugar" Ela tinha a floresta e resolveu sair so mundo encantado. Lembro perfeitamente que ela nutria um sentimento pelo Artur, o diretor da produtora que dava nome à novelinha. Pessoas, nós crescemos e não percebemos. O tempo passa rápido demais. Talvez passe rápido pelo fato de não termos uma floresta. Mas o tempo passa e os sonhos crescem. Ao menos deveriam crescer. Ninguem deve viver sem sonhos. Se não sonhasse viveria apenas esperando um fim e nada mais. Procuramos entender o mundo, procurar as verdades. Não conseguimos entender muito. Não é possível entender o emprego de mais de 700 copeiros no senado. Onde estará a verdade em momentos assim? Perdida e ninguém acha.


Seguindo, uma dica é dada a Bela: deve tomar cuidado pois o caminho é complicado entre a linha do bem e do mal, entre o humano e o imortal. Ninguém avisou que seria fácil viver. Sair do mundo e conhecer um outro mundo. Crescer exige cuidado. É uma nova vida. O bem e o mal! Quem decide qual caminho seguir senão nós mesmos? Pessoas seguem fielmente uma religião pois querem seguir o bem. Pessoas ajudam outras que necessitam buscando fazer um bem social. Usam drogas porque querem. Matam por vontade própria. A escolha entre mover um dedo para um disparo de uma arma e mover o mesmo dedo para tocar uma campanhia de uma ong contra uso de armas de fogo é de cada um. O caminho da vida é complicado. São tantos seres humanos e desumanos que surgem no caminho. Uns tem a chama da fada acesas e outros já deixaram para trás ou ainda não a conheceram.


Tudo isso para dizer que a mágica está dentro do seu coração, como termina a canção. A mágica é a mudança. Um mágico nada mais faz senão mudanças. Muda uma cartola vazia para uma cartola com um coelho. Muda uma carta de lugar. Move pessoas pelo ar. A mágica é a mudança. A mudança está escondida tal qual a fada. A fada pode trocar o nome e passar a se chamar mágica. Uns ainda vão conhecer. Vão querer mostrar para o mundo e ver que sozinhos não serão capazes. A mudança acontece. A mudança surge. A mudança traz resultados. Não está satisfeito com alguma coisa? Chame a fada e mude. Só não esqueça que a fada dorme dentro de você. Ela não pode aparecer por outro, apenas por você. Reclamar faz parte. Mudar também faz parte.


De nada adianta reclamar da poluição e poluir. De nada adianta reclamar do trânsito e pegar um carro para ir até a padaria da esquina. De nada adianta reclamar do prefeito se nas eleições você assistia apenas as olimpíadas. Mude. Faça mágicas. Seja a mágica.


P.S.: Foi só esse texto saudosista, não sou o Xexéo.


"Por Merlin, bate"


Abraços.

Te vejo na varanda.

2 comentários:

  1. P.S: esse texto não contém nenhuma informação muito interessante. Apenas a fada bela vai gostar...hehe.
    Não contém glúten.

    ResponderExcluir